Como ganhar seguidores no Instagram usando Python

A biblioteca InstaPy provê facilidades incríveis para gerenciar o seu perfil na Rede Social

Arthur Oliveira
4 min readMay 7, 2021

Recentemente, estive pensando em criar um Instagram para divulgar tópicos como programação em Python, Machine Learning, etc., mas também levando em conta que não queria passar muito do meu tempo em redes sociais para não diminuir a minha produtividade no dia-a-dia. Então, com o pensamento típico de um programador, eu pensei: como consigo automatizar essa tarefa?

Depois de um pouco de busca, me deparei com a biblioteca InstaPy. E me surpreendi com o que ela pode fazer e com a facilidade de usá-la.

Para conseguir alguns seguidores, a minha estratégia sempre foi seguir pessoas de perfis relacionados na esperança de que eles me seguissem de volta. Qual não foi a minha felicidade quando consegui ver que dá para fazer tudo isso de forma automática.

Que tal ganhar alguns seguidores?

Direto ao Código

Como você pode ver, este post será bem prático. A estratégia para conseguir seguidores será uma combinação das técnicas que vou apresentar na sequência. A forma de ligar cada uma, é sua responsabilidade. ;)

Apenas tome cuidado com uma coisa: se você interagir demais em um tempo muito curto, o Instagram pode impedir a sua conta de realizar algumas operações por tempo indeterminado. Sempre coloque alguns delays (uma estratégia de intervalo de tempo aleatório seria uma boa opção) entre uma operação e outra.

Primeiramente, vamos instalar a biblioteca.

pip install instapy

Para começar a usar, é bem direto! Basta importar a biblioteca, inserir seu nome de usuário e senha e tudo estará ok. Recomendo que tenha instalado o navegador Firefox, pois ele é utilizado pelo Instapy em background.

Na configuração a seguir, você verá toda interação sendo feita no navegador (eu prefiro assim). Adicione a opção headless_browser=True ao construtor se quiser que o navegador fique oculto.

from instapy import InstaPysession = InstaPy(username="user", password="pass").login()

A partir de agora, temos várias opções de interação com a plataforma. Vamos destacar algumas delas.

No trecho de código a seguir temos o exemplo de como seguir os seguidores de algum perfil. O vetor friends tem que estar preenchido com o nome de usuário de cada perfil que você deseja ‘roubar’ os seguidores. Amount indica o número de seguidores por página que você vai selecionar, randomize indica se a escolha será aleatória e sleep_deleay indica quanto o robô irá aguardar a cada 10 seguidores. Recomendo deixar um tempo razoável para a sua página não ser bloqueada.

friends = ['amigo01', 'amigo02', 'amigo03']session.follow_user_followers(friends, amount=10, randomize=False, sleep_delay=180)

O exemplo a seguir serve para quando você rodou o código anterior à exaustão, teve muitos seguidores e agora precisa eliminar alguns! :)

No caso, 100 seguidores seriam retirados de sua página, mas apenas aqueles que não a seguiram (nonFollowers) em até 48 horas. A cada 10 seguidores que são removidos, há um delay de 600 segundos.

session.unfollow_users(amount=100, nonFollowers=True, style="RANDOM", unfollow_after=48 * 60 * 60, sleep_delay=600)

O código a seguir faz um like automático em 10 posts com as tags indicadas. Use tags que sejam relacionadas ao tópico do seu perfil e seja feliz.

session.like_by_tags(['tag01', 'tag02'], amount=10)

O próximo exemplo retorna todos os seguidores de um determinado usuário para que você possa, no futuro, acessar as suas respectivas páginas ou até salvar em disco (store_locally=True).

followers = session.grab_followers(username="user", amount="full", live_match=True, store_locally=True)

Esse é um trecho interessante. Nele, você irá interagir com os seguidores de um determinado perfil, com a possibilidade de dar likes em suas fotos e também inserir comentários em suas publicações. Também é possível seguir essas pessoas automaticamente.

Essa acaba sendo uma estratégia poderosa, pois na sequência você segue, curte e comenta o conteúdo de um usuário. Isso vai chamar a atenção dele para o seu perfil e a chance de terminar sendo seguido é alta!

Faça alguns comentários bem interessantes e aguarde que o código fará tudo por você.

session.set_user_interact(amount=5, randomize=True, percentage=50, media='Photo')
session.set_do_follow(enabled=True, percentage=70)
session.set_do_like(enabled=True, percentage=70)
session.set_comments(["Manero", "Excelente!"])
session.set_do_comment(enabled=True, percentage=80)
session.interact_user_followers(['perfil'], amount=10, randomize=True)

Ao terminar suas atividades, não esqueça de encerrar a sessão!

session.end()
Wow!

Como você pode ver, o código é praticamente auto-explicativo. Você pode combinar várias dessas interações e por o seu robô para rodar, comentando, seguindo e curtindo fotos por aí. O mais legal é que é um processo completamente autônomo e em que o seguidor irá ao seu perfil por vontade própria, sem necessidade de “comprar” seguidores ou ter aqueles perfis de caracteres árabes esquisitos te seguindo.

Isso com certeza trará mais seguidores e interação para os seus perfis!

Ainda, há a possibilidade de agendar para que o seu robô se inicie automaticamente, seja por algum servidor ou seu próprio computador. Aproveitar as madrugadas para fazer tais operações também pode ser uma opção interessante.

Para maiores informações, confira a documentação completa da biblioteca aqui.

E em breve, nosso Instagram estará no ar! ;)

Abraços

--

--

Arthur Oliveira

Professor da área de computação. Doutor pela UNICAMP. Graduado em Ciências da Computação e mestre pela USP.